Novas postagens

O filme


INFORMAÇÕES

Ô CASAMENTO

Sinopse

Ficção: Zé Seboso tratou o casamento com Rosinha, filha de um rico fazendeiro. Na hora da cerimônia, no entanto, descobre que vai se casar com Maria Lindeza, a filha mais velha, já que, segundo as tradições, filha mais nova não se casa antes da mais velha.

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Rozilda Amorim
Produção: Rozilda Amorim, Alice Damasceno, Rondinéia Araújo, Maria Nice Amorim, Gracielle de Jesus, Jéssica Cristine, Cleusa de Brito, José Aparecido Ferreira, Agna Aparecida, Aline Vieira, Valfredo Ferreira, Claudia Niz, Anésia dos Santos, Ana Paula Costa, Francisco Augusto, Aldo Luiz, Amanda Araújo, Dione da Silva e Daniel Amorim
Imagens: Ivan Cândido e Ralph Antunes
Edição: Rozilda Amorim, Ivan Cândido e Ralph Antunes
Som: Ralph Antunes
Still: Allan Calisto
Trilha sonora: Pedro Boi, Manuelito e Braúna
Rozilda Amorim

Diretor

Rozilda Amorim

Curriculo do diretor

Nasceu em 1973
Formada em Ciências Contábeis
Professora e Servidora Pública 

ACIDADE DE IBIRACATU E O LANÇAMENTO DO FILME

Ibiracatu

Conheça Ibiracatu: Fundação: 21 de dezembro de 1995 / Localização: norte de Minas, a 462 km de Belo Horizonte / 6.155 habitantes / 353 km/ Gentílico: ibiracatuense
Economia: Agricultura, pecuária e serviços.
História: Antes denominado de Gameleiras do Alto São Felipe, o povoado tinha como base da economia a pecuária e agricultura de mamona, feijão, algodão, tocinho, fumo, cana para fabricação de rapadura e banana caturra, além da criação de gado de corte nas invernadas. A negociação de seus produtos era feita a base de trocas na região de Januária, que tinha facilidade de tráfego através do rio São Francisco pelos vapores, barcos e lanchas que traziam gêneros que não eram produzidos na região. O povoado de Gameleiras tornou-se distrito de Brasília de Minas em 1925 quando ganhou o nome de Ibiracatu, que veio se desenvolvendo até ser emancipada em 1995.
Origem do Nome: Nome de origem Tupinambá: “Ibira catu” significa “árvore frondosa”. Gameleiras foi o primeiro nome, dado pelos seus primeiros moradores devido ao grande número desta árvore existente bem no centro do povoado.
Festas: Festejo de Bom Jesus e Santo Antônio, padroeiros da cidade, e festa Nacional da Linguiça, que acontecem anualmente em agosto.
O Que Visitar: O símbolo principal da cidade é representado pela Praça José Fagundes, no centro de Ibiracatu.

Vídeo produzido na cidade


Ibiracatu abraça as gravações do "Ô Casamento"

Casamento", dirigida por Rozilda Amorim e selecionada na quarta edição do Revelando os Brasis. Na história, Zé Seboso acerta o casamento com Rosinha, filha de Inhô Garcia, um dos fazendeiros mais ricos da região. Mas, no dia do casório descobre que, na verdade, vai casar com a Maria, a filha mais velha!

As gravações de "Ô Casamento" aconteceram entre os dias 12 e 17 de fevereiro, em Ibiracatu, Minas Gerais. De acordo com Rozilda, as gravações mobilizaram a cidade. "Todo mundo se envolveu e abraçou o projeto", conta ela, que se emociona lembrando o envolvimento da comunidade. As gravações contaram com o apoio da Prefeitura, através de várias secretarias, do comércio local, da Polícia Militar e do Conselho Tutelar.

A equipe de "Ô Casamento" reuniu cerca de 150 pessoas durante os seis dias de filmagens, incluindo equipe técnica, produção e elenco. A equipe foi convidada pela própria diretora, que, desde que voltou das oficinas audiovisuais, passou a observar melhor os moradores de Ibiracatu. "Quando eu cheguei do Rio de Janeiro, comecei a prestar mais atenção nas pessoas, percebendo qual era a habilidade de cada um, e, assim, fui convidando para participarem do projeto", diz Rozilda.

"Ô Casamento" está em fase final de edição. A diretora conta que está trabalhando na trilha sonora do curta.

Inspiração - A história de um casamento arranjado com uma noiva, mas realizado com outra foi inspirada na própria família da diretora. A avó dela foi pedida em casamento por um moço da região, mas o bisavô propôs para o rapaz que ele se casasse com a irmã mais velha. Ele aceitou, e a avó de Rozilda também se casou mais tarde com outro noivo, vivendo uma vida feliz. Em "Ô Casamento", vários elementos são diferentes, inclusive, o final do filme não se parece em nada com a vida da avó de Rozilda. Ela conta que procurou fazer do roteiro uma história engraçada.

A Diretora - Bacharel em ciências contábeis, Rozilda Amorim é professora primária. Já fez teatro, desempenhando os papéis de atriz, dançarina, diretora, coreógrafa e cenógrafa. Atualmente, é funcionária da Biblioteca Municipal e participa de clubes de leitura. Ela acredita que a região possui outros talentos para cultura, mas que faltam incentivos e conhecimento.